Descubra como aproveitar da melhor forma os espaços pequenos com as arquitetas Carol e Luiza Montemór.

Um dos maiores desafios de quem tem um consultório é se adequar aos espaços pequenos. As arquitetas Carol Shiroma e Luiza Montemór, da Shiroma e Montemór (Colab Decor) selecionaram 5 dicas de como decorar e organizar um consultório com poucos metros quadrados.

Sabemos que atualmente os consultórios disponíveis estão com a metragem cada vez menor, seja pelo alto custo dos imóveis ou pela escassez de terrenos. Saber aproveitar da melhor forma os espaços pequenos é fundamental para ter um ambiente prático, funcional e organizado.

1) Proporção e Fluxo

É muito importante usar móveis de tamanho adequado, para  garantir que nada vai fique entulhado ou dificulte a passagem.
Por isso é importante ter em mãos as medidas do ambiente na hora de comprar os móveis e planejar o espaço garantindo espaços de passagem e também de manejo de cadeiras. Essa estratégia vai deixar o ambiente funcional e harmonioso.

 

 

Foto por: projeto Shiroma e Montemór – Leila Viegas

 

2) Sob medida
Móveis sob medida e planejados podem fazer toda a diferença no seu ambiente pequeno explorando todos os cantinhos do seu espaço e otimizando a organização. Neste projeto usamos armários do tamanho ideal em vários cantinhos inesperados e foi fundamental para organizar e armazenar todos os itens necessários.

 

(Foto por: Leila Viegas- Armário de arquivo atrás da porta – projeto Shiroma e Montemór)

Fotos por:Leila Viegas- banco no terraço com espaço para armazenar os itens de limpeza – projeto Shiroma e Montemór

3) Espelhos
Os espelhos são os melhores amigos de espaços pequenos. Ajudam a criar uma sensação agradável de amplitude e deixam os ambientes mais elegantes também.

Foto por: projeto Shiroma e Montemór – Leila Viegas

4) Explore o espaço vertical
Quando o ambiente tem poucos metros quadrados disponíveis uma opção inteligente é explorar o espaço disponível na vertical, armários suspensos, prateleiras, estantes e armários piso teto ajudam a criar espaço de armazenamento e de decoração.

Foto por: Leila Viegas- prateleira e armário piso teto – projeto Shiroma e Montemór
Foto por: Leila Viegas- marcenaria para copa piso teto – projeto Shiroma e Montemór

5) Cores Neutras e Claras
“Nossa recomendação em espaços menores é para utilizar cores neutras e de preferência mais claras, esses tons colaboram na sensação de amplitude. Mas isso não significa que tem que ser tudo branco, inclusive é bacana usar um elemento que coloque uma textura no ambiente, papéis de parede, revestimento 3D e até algum destaque numa cor mais escura ou painel de madeira pois além reforçar a sensação de profundidade decoram sem ocupar espaço”, aconselha as arquitetas.

Também colaboram para não deixar o ambiente chapado e sem graça. E se tiver alguma cor mais forte que tenha a ver com identidade visual da sua marca pode usar em detalhes pelo ambiente sem medo.

Foto por : Lelia Viegas- cores neutra e madeira – projeto Shiroma e Montemór
Foto por: Leila Viegas- papel de parede e revestimento 3D em cores neutras – projeto Shiroma e Montemór

O que achou das dicas para decorar e organizar um consultório pequeno? Temos certeza que aplicando algumas dessas ideias o seu ambiente vai ficar ainda melhor! Aproveite e conheça as outras dicas que CliniClick dá para seu consultório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui