8 ferramentas que vão otimizar o atendimento em consultórios de nutrição

0
Foto por: Pexels- Karolina Grabowska

A tecnologia facilita a vida de todos os profissionais, inclusive os da área da saúde. Hoje, além de promover o desenvolvimento de pesquisas e tratamentos, ela também pode ajudar no atendimento de consultórios de nutrição.

Para encontrar a tecnologia certa, primeiro é preciso identificar qual a sua necessidade. Seria uma agenda, uma ficha, acesso aos exames, às listas de substituição de alimentos, à antropometria e à avaliação física, isso para começar.

Assim, ficará mais fácil escolher um software que poderá oferecer também ferramentas para o paciente, como alertas nos horários das refeições, acompanhamento da sua evolução física, um diário alimentar e visualização de receitas.

Assim você otimiza suas consultas e ainda garante um maior engajamento do paciente, fidelizando-o e aumentando sua taxa de retorno.

Separamos algumas ferramentas que podem melhorar, e muito, o dia a dia do seu consultório, seja em organizar um histórico prático e acessível sobre o paciente, agendamento e cancelamento de consultas, controle financeiro e muito mais.

Confira abaixo:

1.Evernote
Uma plataforma organizacional que funciona como um bloco de notas ou banco de anotações. É possível catalogar os dados importantes de cada paciente, de acordo com suas necessidades. Coloque tudo em um único lugar – suas anotações, imagens, documentos, clipes de web e anotações de áudio.

Além disso, você poderá capturar fotos, criar listas a fazer, gravar lembretes em voz, mesmo que você esteja em casa, no trabalho, ou no caminho.

Assim, os nutricionistas podem acessar esse conteúdo posteriormente com mais calma e mais tempo, inclusive para estudar os casos um a um.

2.Desrotulando
Essa é uma das ferramentas mais específicas para a atuação do consultório de nutrição. Seu principal objetivo é promover a saúde e o bem-estar por meio da alimentação.

Criado por um grupo de nutricionistas, uma de suas principais funções é o scanner, que permite fazer a leitura de produtos alimentícios e atribuir notas de 0 a 100 a eles, além das informações nutricionais, vantagens e desvantagens e opções de substituição. Dessa forma, ele facilita muito o trabalho do profissional para montar as dietas completas dos pacientes. Também, é possível comparar os produtos por meio de um ranking e separar alternativas por categorias.

3.Dieta Dash
Desenvolvido por profissionais da área, pensando na praticidade para os consultórios de nutrição, ele auxilia no acompanhamento do paciente e ajuda no controle da alimentação, fornecendo informações qualitativas sobre os alimentos mais adequados para a prevenção e o controle da hipertensão arterial.

Tem como base o Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) do DASH Collaborative Research Group. Por meio dele, o nutricionista consegue analisar as refeições dos clientes e estabelecer um plano alimentar para cada paciente.

4.DietBox
Essa é uma ferramenta essencial para o atendimento no consultório de nutrição, servindo tanto para o profissional que pode enviar o plano alimentar, como para o paciente, que pode ligar os alarmes de lembrete para as refeições.

Cada paciente pode, no seu próprio perfil, fazer anotações sobre dificuldades, dúvidas e contar como está sendo. Assim, fica mais prático para o nutricionista fazer um acompanhamento mais próximo da sua evolução.

5.Google Meu Negócio
É importante cadastrar o seu consultório de nutrição nessa plataforma. É fácil e rápido e ela ajudará a trazer mais visibilidade para você, facilitando na busca do google e do google maps.

Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções e ela pode ser acessada do computador ou do smartphone.

6.Shosp
Para facilitar a rotina do consultório de nutrição, ele permite agendar pacientes, criar e imprimir prescrições médicas, solicitar exames, relatórios, gravar prontuários, verificar histórico dos pacientes e exportar arquivos para faturamento de consultas por planos de saúde, no padrão exigido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) – TISS.

7.Taskmind
Para quem divide o espaço com outro profissional, essa plataforma pode auxiliar bastante a sincronizar listas de afazeres e conversar diretamente com as outras pessoas envolvidas no funcionamento do consultório.

As conversas ficarão todas centralizadas em um só lugar e é possível planejar e adicionar atividades em tempo real, além de receber um alerta caso algum membro esteja sobrecarregado, sugerindo mudanças na organização das atividades.

8.NutriSoft Brazil
Feito especialmente para nutricionistas, ele oferece planos personalizados para os pacientes, criando planos de refeições diárias com ajuste em tempo real, dependendo das necessidades específicas de cada paciente.

É possível compartilhar os planos de nutrição, planos esportivos e informações nutricionais dos pacientes que pode ser personalizado para o consultório.

Se você combinar eficiência com otimização de tempo, vai conferir ainda mais qualidade para suas consultas e impulsionar o sucesso do seu consultório.

A Cliniclick entende como é difícil se dedicar conciliar atendimento com a rotina administrativa da sua profissão, com sublocação, contratos, aluguel, etc.

Por isso, aqui no nosso blog estamos sempre atualizando diversas dicas sobre decoração, planejamento financeiro e tributário, estratégias de marketing, dicas de aplicativos e muito mais! Tudo para ajudar a trazer mais tranquilidade para o seu dia a dia. Acesse:

É importante sempre ficar atento para que tudo esteja dentro do código de ética do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui